Como criar um site tipo OLX

No artigo de hoje, vamos falar sobre como criar um site tipo OLX, como funciona, o que não pode faltar em seu site e quais os melhores scripts para você criar o seu site.

Primeiramente, é importante dizer que um site de classificados como a OLX é uma ferramenta que pode alavancar o seu negócio para outro patamar, principalmente na questão de tráfego e usabilidade, e quanto mais usável for o seu site, maior será a sua visibilidade.


Como funciona um site tipo OLX

Basicamente, a OLX é um site de classificados, onde os usuários criam as suas contas para anunciar produtos ou serviços, ou ainda, comprar itens de outros usuários, que são conhecidos como anunciantes.

Além disso, os sites de classificados servem como uma espécie de vitrine, onde os anunciantes expõem os seus produtos, visando atrair potenciais clientes.

Nesse caso, o papel do site é intermediar a relação do comprador com o vendedor, possibilitando os usuários a fazerem as negociações e se comunicarem sobre os preços, informações dos produtos, formas de entrega e demais informações relevantes.


Como montar um site no estilo olx hoje ?

Você tem algumas opções para criar um site semelhante ao olx.

Contratar um programador:

A contratação de programadores ou desenvolvedores na web para iniciar o desenvolvimento da plataforma, a desvantagem neste caso é o alto risco do projeto. Contratar um programador na internet não é nada profissional além de que, você não terá garantia de que no final do projeto, o site terá todas as funcionalidades que você precisa que ele tenha.

Contratar uma agência web:

Apensar de contratar uma agência para desenvolver um site no estilo olx seja altamente profissional, os custos são muito elevados, chegando a ser 10x mais caro do que a compra de um script pronto além de um contrato de manutenção que te deixa amarrado a agência para toda a via.

Adquirir uma plataforma olx pronta:

Comprar um script pronto pode ser algo bem interessante se esta compra for com agências virtuais sérias que tenham uma boa qualificação nas avaliações do google além de um suporte permanente.


Adquirindo uma Plataforma OLX da Vipcom Sistemas

A Vipcom Sistemas desenvolve plataformas para internet a mais de 15 anos e com mais de 15.000 clientes. Sua experiência no ramo de criação de sites de guia comercial e classificados é tamanha que ao longo de tantos anos vem se aprimorando em tecnologia de ponta e com um suporte grátis eternamente.

Clique aqui e veja as plataformas de guia comercial desenvolvidas pela Vipcom Sistemas


O que não pode faltar no seu site tipo OLX

Sendo assim, é importante dizer que o seu site não precisa ser complexo, ter um design magnífico ou possuir inúmeras funções.

Para que seu site seja funcional, você deve ter funções como:

  • Sistema de login, onde cada usuário cria o seu perfil conforme a necessidade (seja ele comprador ou vendedor);
  • Espaço para inserir os anúncios, sejam eles gratuitos ou pagos;
  • Sistema de anúncios funcional e usável, que não seja complexo de usar;
  • Espaço para inserir as fotos dos produtos e serviços, possibilitando anúncios completos e com informações relevantes no momento da compra;
  • Filtro e classificação dos anúncios por cidade e estado, facilitando os anúncios e as buscas;
  • Filtros de preço, tipos de produtos, categorias, dentre outros que sejam relevantes no momento da compra;
  • Sistema de comunicação que permita a troca de mensagens seguras entre o anunciante e os compradores;
  • Suporte aos anunciantes para resolver eventuais problemas no site.

Dependendo do seu objetivo com o site, você ainda pode oferecer algumas possibilidades como a compra de espaços e pacotes de anúncios pagos, dando destaque aos produtos com esse tipo de classificação.

Por exemplo, o Mercado Livre oferece a opção de anúncio Full, onde os anunciantes que optam por esse tipo de anúncio aparecem com maior frequência, tem maior credibilidade e destaque na plataforma.

Na própria OLX, existe a opção de contratar um plano profissional, onde o anunciante tem algumas vantagens, como destaque no topo da página, publicação de anúncios além do limite gratuito e economia nos pacotes de anúncios, possibilidade de outras formas de pagamento como cartão de crédito e boleto bancário, dentre outras vantagens.

Software e scripts para criar o seu site tipo OLX

Sendo assim, se você desejar criar o seu próprio site do tipo OLX, você tem duas opções possíveis, que são comprar um script pronto, mas adaptável, ou ainda, contratar um profissional para construir o seu script do zero.

Entretanto, é muito importante que você analise qual a sua necessidade e quais serão os seus objetivos com o seu site, pois quanto mais personalizada a plataforma, maior o valor do investimento.

Muitas vezes, as plataformas com scripts prontos conseguem sanar a necessidade de forma excelente, com investimentos relativamente mais baratos.

Nesse sentido, existem algumas opções de software e scripts possíveis para construir o seu site tipo OLX.

O Silurus é uma das opções de script que oferece vários recursos, mas que possui interface simples e intuitiva de administrar, além de possibilitar algumas opções visuais.

Esta é uma boa opção para quem deseja uma interface avançada e que seja atrativa aos clientes. Entretanto, umas das desvantagens desse script é o grau de dificuldade no acesso das funcionalidades.

Outra opção é o OsClass, que é um script de código aberto. Por possuir linguagem PHP, permite a criação e o gerenciamento dos sites de classificados de forma fácil e eficaz.

Com ele, você pode criar sites de anúncios onlines e classificados de carros, empregos, casas e outras categorias.

Por fim, existe o Open Classifieds, que assim como o OsClass, também possui linguagem PHP e possibilita diversas variações, assim como ferramentas de tradução, localização e compatibilidade com aparelhos celulares. Além disso, é possível criar espaços para monetização e venda de anúncios pagos.

Envie uma mensagem

Comprou o script ? Faça a sua avaliação