Como fazer um site igual Mercado Livre

Com o boom da internet, as tendências de mercado e de vendas se atualizaram, passando a buscar espaço não só no mercado físico, mas no mercado online e na internet. Dito isto, vamos falar hoje do comércio online, ou e-commerce. Mas antes disso, você já ouviu falar dos marketplaces e de como eles funcionam?

Se ainda não ouviu, já deve ter ouvido falar de sites como o Mercado Livre, e-Bay, AirBnb e Amazon, por exemplo. O que estes nomes têm em comum? Todos são marketplaces.

Basicamente, um marketplace é um tipo de shopping virtual, onde são cadastradas várias lojas e é realizado a interação entre os clientes e os vendedores (que são as lojas), em uma plataforma ou site único.

Além disso, o marketplace também tem a finalidade de vitrine, pois as lojas cadastram os produtos disponíveis, assim como os preços e informações relevantes como prazos de entrega e especificações dos produtos, o que pode ser uma excelente estratégia para aumentar o alcance e a sua presença no mercado.

Desta forma, vamos mostrar como fazer um site igual Mercado Livre.

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1.      O que é um marketplace?

Primeiro, é necessário entender o que é e como funciona um site igual Mercado Livre. A ideia principal desse tipo de site voltado para o comércio eletrônico, onde as lojas ou vendedores são cadastrados, cadastram os seus produtos criando uma espécie de vitrine ou catálogo para os clientes, que realizam os pedidos pelo próprio site.

Entretanto, é importante sempre zelar pelo bom funcionamento deste site, já que ele possui funções como faturamento de pedidos, cálculo de taxas de entrega, frete e pagamentos. Caso uma dessas funções não esteja funcionando bem, o seu negócio estará em risco.

2.      Quais as vantagens de um site igual Mercado Livre?

Um site igual Mercado Livre é vantajoso pelo fato de reunir os mais diversos produtos em um único lugar, alcançando o maior número de clientes possível, o que é um fator determinante para o volume de vendas.

Além disso, um site no estilo Mercado Livre é uma grande oportunidade de negócio porque possibilita, tanto para pequenos quanto negócios, a comercialização dos seus produtos, que influencia no posicionamento de mercado em comparação com os concorrentes. Para alguns negócios, vender seus produtos em sites igual Mercado Livre se torna um diferencial de mercado, pois oferece comodidade aos clientes.

Além disso, ter um site parecido com o Mercado Livre possibilita ao negócio uma visibilidade sem grandes custos com marketing e publicidade. Estes sites também possibilitam a análise de alcance dos clientes, que são medidos por acessos no site e volume de vendas.

Outra vantagem é que esse modelo de negócio pode impulsionar as receitas através do comissionamento das vendas, ou ainda por meio da possibilidade de ter um mix de produtos razoável, ampliando a possibilidade dos ganhos.

Outra vantagem de ter um site igual Mercado Livre é a questão dos preços. Se você oferece um mix de produtos em seu site, a possibilidade do seu cliente comprar tudo em um lugar só é grande, e essa é uma oportunidade de oferecer preços mais competitivos e ganhar espaço no mercado.

3.      Como criar um marketplace de sucesso?

Agora que você já conhece as vantagens de ter um site igual Mercado Livre, surge a pergunta: como criar um marketplace de sucesso?

O primeiro passo para ter sucesso é pesquisar e conhecer o mercado. Antes de você criar o seu site igual Mercado Livre, é importante que você já tenha bem claro qual será o seu mercado, se é venda de carros, roupas, alimentos, eletrônicos, dentre outras milhares de opções.

Além disso, é muito importante que você observe e pesquise qual o tamanho do mercado em que o seu negócio atua, qual o nicho que você irá atender e como ele se comporta na internet, que é onde tudo irá acontecer.

Essas informações são importantes tanto para o negócio quanto para o funcionamento do site, pois imagine que o seu negócio tenha alta rentabilidade e o seu site tenha um grande volume de visitas e compras. Se você não estiver preparado e o seu site não oferecer um bom funcionamento, o seu negócio poderá ser prejudicado diretamente.

O segundo passo é definir a persona dos vendedores e dos compradores. É importante que você conheça bem os seus vendedores e os seus clientes, para que você consiga oferecer a melhor experiência e fidelizar o cliente.

O terceiro passo é definir qual será a sua plataforma e este é um dos pontos cruciais para o sucesso do seu site. Você pode tanto comprar um site pronto quanto criar a sua plataforma do zero, e esta escolha depende do que você irá vender na internet e do quanto pode investir.

Se você possui um mix de produtos simples, e não precisa de nada muito complexo, você pode comprar uma plataforma pronta, onde o modelo e o código do site já vem prontos, e você apenas configura e adapta às suas necessidades e gostos, como por exemplo, layouts da página, campos de filtro de produtos, cadastro no site, dentre outras funções.

Outro detalhe importante é considerar e avaliar a linguagem do site. Uma das melhores opções de linguagem para este tipo de site é a linguagem PHP, que é mais barato por conta da simplicidade do site, o que requer muito menos hardwares do que os outros sites para mantê-lo no ar em perfeito funcionamento.

E por falar em funcionamento, é importante estar atento ao funcionamento de todos os campos do seu site, já que todo o comércio, desde o pedido até o faturamento é realizado dentro do site, e uma falha nessas funções seria um grande problema.

Além disso, é importante se atentar à segurança do site, principalmente no que se trata dos dados de pagamento e dados pessoais dos clientes. Busque sempre uma plataforma com código e fontes seguras, para ter a melhor plataforma possível.

Outro detalhe importante na criação de um site igual Mercado Livre é o desempenho dele nos buscadores, que é o onde os clientes fazem a pesquisa e buscam pelo produto que tem interesse. Assim, é importante criar um site considerando a possibilidade das estratégias de otimização e de carregamento do site, proporcionando uma experiência simples e consistente, principalmente no que se refere às URLs, design do site e excelente desempenho no carregamento do site e seu conteúdo como um todo, incluindo as imagens.

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