Como criar uma plataforma de Marketplace e montar o seu shopping

Com o surgimento da internet, a dinâmica do mercado e consumo mudou, principalmente pelo fato de que as lojas físicas passaram a ter os seus sites e oferecer opções de compras e retiradas de produtos pela internet. Esse tipo de loja virtual é conhecida como Marketplace, que basicamente é um shopping, com várias lojas e uma diversidade de produtos cadastrados, onde o cliente faz a busca, realiza o pedido e o vendedor entrega o produto.

Mas para que esse tipo de shopping funcione bem, é necessária uma plataforma bem sólida, que comporte toda essa estrutura tão complexa. Uma plataforma sólida oferece ao cliente a segurança nos seus pedidos e pagamentos, além da confiabilidade na entrega.

Se você está pensando em ampliar o seu negócio e oferecer essa comodidade ao seu cliente, vamos explicar aqui o passo a passo para criar o seu próprio Marketplace.

 

Escolhendo a melhor plataforma para o seu negócio de Marketplace

Para criar o seu próprio marketplace, primeiro você precisa conhecer bem o seu negócio, porque é partir dele e do perfil que o negócio tem que você vai poder decidir se é mais viável comprar uma plataforma pronta ou criar a sua plataforma do zero.

Caso você deseje comprar uma plataforma pronta, você pode entrar em contato com empresas que oferecem esse serviço e desenvolvem essa estrutura, avaliando qual das plataformas do catálogo atendem melhor à sua necessidade e ao seu orçamento.

Algumas plataformas prontas cobram os custos de implantação ou uma porcentagem sobre o funcionamento da plataforma, então é importante que você avalie quais os custos e quanto esse investimento irá custar, com todas as funcionalidades que você precisa.

Conheça algumas plataformas de Marketplace prontas

Abaixo iremos falar de algumas plataformas prontas para você crirr o seu shopping virtual semelhante ao mercado livre para ganho de comissões.


1 – Cybercom é uma das plataformas e-commerce mais tecnológicas do mercado. Um script de marketplace desenvolvido em PHP, lançamento da Vipcom Sistemas.

2 – Plataforma de marketplace Vipexpress Live. Esta é o script no estilo mercado livre mais famoso da internet. Pronto para usar, basta adquirir e começar a divulgar o seu site nas redes sociais para divulgação.

Se você deseja uma plataforma completamente personalizada de acordo com o seu negócio, seus valores e critérios, é mais viável construir a plataforma de marketplace do zero. Entretanto, é necessário compreender que o investimento em uma plataforma do zero exige um investimento maior do que comprar uma plataforma pronta.

Outro ponto muito importante para a construção de um site de marketplace do zero é considerar que quanto maior a complexidade do seu negócio, maior será os custos da plataforma, e consequentemente, maior o valor do investimento.

Entretanto, o ponto positivo de criar um script de marketplace é a possibilidade de ter o seu site completamente personalizado, desde a parte técnica até a parte visual do site, que inclui por exemplo, logomarca, layouts, identidade visual de marca, e outros aspectos que mostrem diretamente para o cliente a sua marca e dê destaque à sua loja.

Outro ponto positivo da plataforma de marketplace criada do zero é o suporte da equipe que desenvolve o site, pois a plataforma é criada a partir de um código fonte base, e caso o vendedor tenha problemas com o site, a equipe que desenvolveu oferece suporte, treinamento e até mesmo uma monitoria para que o próprio vendedor consiga realizar a manutenção da plataforma. Algumas empresas oferecem esses serviços dentro de um pacote completo, ou por custos adicionais. Neste caso, você deve avaliar qual a melhor opção para você.

 

Como funciona um site de Marketplace?

Como já dissemos, um site de marketplace funciona basicamente como um shopping, onde você pode cadastrar vários produtos, serviços, e consequentemente, vendedores. O cliente, ao entrar neste site, faz a busca pelo produto ou serviço que deseja, e escolhe a melhor opção para ele.

De forma técnica, o marketplace também tem como função atrair visitantes para o site, além de realizar toda a parte eletrônica da operação da compra, que consiste em fazer com o cliente compre o produto ou serviço, até a efetivação do pagamento. Um ótimo exemplo de um site de marketplace de sucesso é o Mercado Livre e o OLX. São sites no estilo Marketplace onde em um único site existem vários vendedores. Ou seja, um verdadeiro shopping online.

 

Como montar um Marketplace de sucesso?

Para montar um marketplace de sucesso, existem algumas sugestões que podem te auxiliar no crescimento do seu negócio.

Primeiro, você deve pesquisar o seu mercado. Esta fase é muito importante porque é a partir daqui que você irá construir o seu marketplace e coletar informações sobre o mercado que você irá atuar. Aqui, é importante saber qual o tamanho do mercado, qual o nicho que você mais se identifica e como fazer com que esse nicho tenha visibilidade na internet.

Depois, você deve conhecer bem os seus compradores e vendedores. Este ponto é muito importante para pode direcionar o seu marketplace e saber quem são os clientes e como conseguir atendê-los.

Depois que você já sabe quem é o seu cliente e como chegar até ele, é hora de definir quem serão os seus vendedores, se serão vendedores ou prestadores de serviços, quais os interesses desses vendedores e quais as necessidades deles, para criar uma relação completamente positiva e não ter problemas quando o marketplace estiver funcionando, pois qualquer imprevisto, afetará toda a dinâmica do negócio.

Feito isso, você deve escolher qual a melhor plataforma de marketplace para o seu negócio. Neste ponto, é importante que você já saiba se o seu negócio é B2B (business-to-business) ou B2C (business-to-consumer), para assim poder decidir qual a melhor plataforma para o seu marketplace, se é uma plataforma criada do zero ou se é uma plataforma praticamente pronta.

A partir daqui, vem a operação e gestão do marketplace. Depois de todo esse trabalho prévio, é o momento de fazer acontecer! Aqui, você deve se atentar se o site está funcionando direito, sem erros, se os consumidores estão satisfeitos através do feedback e se os vendedores estão entregando os produtos ou serviços, e mais importante, recebendo por isso.

Outro passo para o seu marketplace ter sucesso é captando compradores, vendedores e investidores. Aqui, o mais importante é você demonstrar o quanto o seu negócio é atrativo, seja por meio de vantagens, volume de clientes, rentabilidade ou qualquer característica que o seu negócio tenha, fazendo com que as pessoas confiem em você e na sua marca.

Cada comprador, vendedor e investidor é uma parte muito importante para o seu negócio, pois são os vendedores que irão oferecem o produto ao seu cliente, e satisfazer a necessidade deles, em troca da compra do produto ou serviço. Se o cliente estiver satisfeito, ele comprará de você e ainda fará recomendações, o que é muito positivo para a marca e para a confiabilidade. Tudo isso influencia na visão dos investidores, que poderão lhe dar apoio de marca e financeiro, podendo expandir o seu negócio, e consequentemente, alcançar mais cliente e obter lucros.

Mensagens ( 4 )

  • Joseval

    Olá! Qual o valor de um Marketplace igual ao Mercado Livre? Ah! Vocês dão treinamento de como usar a plataforma?

    • admin

      Olá, nossas plataformas de marketplace no estilo mercado livre são altamente profissionais com 3 tipos de modelos maravilhosos e todo nosso suporte 24h

  • Tatiane

    Olá! Quero saber qual o valor para montar o meu Marketplace ou como diz a mensagem acima o shopping virtual???

    • admin

      Olá, temos 3 modelos de plataformas de marketplace (shopping virtual) no estilo mercado livre

Envie uma mensagem

Comprou o script ? Faça a sua avaliação