Script para desativação automática de usuários do whmcs

Para quem trabalha com o WHMCS sabe que existem regras próprias da plataforma que são impossíveis de ser feitas manualmente.
Recentemente a Empresa WHMCS modificou os valores de seus planos de licença comercial do WHMCS. Atualmente a WHMCS comercializa 3 tipos de planos:

Plano Plus: $18.95/mês – Até 250 clientes ativos
Professional: $29.95/mês – Até 500 clientes ativos
Business: $44.95/mês – Até 1000 clientes ativos

Para quem mora no Brasil e em outros países onde o dollar vale 5x mais a moeda nacional acaba que estes valores começam a pesar muito no bolso. Se você tiver 500 clientes, irá pagar R$ 150,00 por mês

No entanto, nem todos os usuários que estão cadastrados no seu WHMCS são clientes, por este motivo, a tabela de clientes do whmcs pode subir generosamente e você terá que pagar um plano ainda maior.

Estou pagando um plano proporcional ao número de clientes ativos

Veja bem, se um visitante acessar o seu site e faz um pedido, será redirecionado para o WHMCS. O visitante se cadastra e finaliza o pedido. Mas por algum motivo este visitante não paga. Ele apenas fecha o navegador e vai embora. Apesar deste visitante não ter dado nem um real de lucro para a sua empresa, ele está sendo computado como um cliente ativo.
Agora pense na seguinte ocasião, se 100 visitantes fazem isso todo mês no seu site, apenas se cadastram, ou fazerm um pedido sem pagamento. No final do ano, a WHMCS irá mudar o seu plano para BUSINESS 1000 e assim sucessivamente.

Ta aí um problema que se você não tratar no início, terá que pagar um plano para o whmcs proporcional ao número de clientes ativos

Configuração de Automação do WHMCS

As configurações de automação do WHMC não resolvem este problema. Imagine que você tem muitos clientes e não sabe quais contas de hospedagem ou serviços você pode terminar ou finalizar.

O cron do whmcs precisa terminar a conta ou serviço para desativar o cliente, mas isso seria um grande problema se terminar uma conta de hospedagem indevida.

Outro problema é: e se você não trabalha com contas de hospedagem, como o whmcs ira terminar o serviço sem algum critério mais rigoroso? O módulo do whmcs não tem nenhum filtro para adicionar critérios para não terminar contas indevidas.

Desativando os usuários do WHMCS corretamente através de uma rotina automática


A Vipcom Sistemas desenvolveu uma um script automático para desativar clientes do WHMCS de forma automática pelo cron, sendo executado diariamente.


Neste script, é verificando clientes que não logam na área do clientes por 90 dias (a quantidade de dias é parametrizada)
Nesta rotina, também é verificado se o cliente realizou pagamento de alguma fatura recentemente. Além disso, neste script de desativação automática de usuários do whmcs, é verificado se o usuário abriu ou respondeu algum ticket recentemente.


Com todos estes critérios sendo verificados, o usuário é desativado da base de dados do whmcs além disto, todos os serviços deste usuário na tabela tblhosting são alterados para Pending e não são finalizados.

Juntamente com este script, foi desenvolvido um formulário de reativação do usuário, com link no formulário de login


Iremos disponibilizar o script em formato zip para download em sua área de cliente. Este é um pagamento único
As instruções de configuração do script de desativação de usuários do whmcs estão disponibilizada em sua área do cliente após o pagamento

Envie uma mensagem

*

code