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Saiba por que terceirizar o gerenciamento de seu site

Terceirizar gerenciamento de site é uma boa alternativa para a empresa, bem como, para o marketing digital da instituição. Isso porque essa prática pode trazer muitas vantagens.

No entanto, para as pequenas e médias empresas, pode ser algo fora de cogitação, por questões financeiras. Isso porque é comum a ilusão de que o site pode ser controlado pelo gestor, sem a necessidade de contratar alguém de fora.

Só que essas empresas de gerenciamento de site oferecem o que há de melhor para as instituições no longo prazo. No início, isso pode parecer até um pouco intimidante, só que as vantagens precisam ser levadas em conta na hora de contratar esse serviço.

Além disso, ter uma empresa responsável por cuidar do site libera o gestor ou responsável dessa função, podendo utilizar o tempo em algo que realmente seja importante para a organização.

Dessa forma, quem contrata esse serviço, conta com uma gestão profissional e ainda pode melhorar outros aspectos do negócio.

Tendo isso em mente, neste artigo, vamos falar sobre o que é outsourcing, por que investir nessa terceirização e o que as empresas contratantes podem cobrar das empresas contratadas.

O que é outsourcing?

Outsourcing é o uso de prestadoras de serviço que entregam soluções de qualidade. É indicado para equipes que queiram se focar em projetos de inovação, aperfeiçoamento e rotinas simples.

Esse tipo de serviço tem crescido muito ultimamente, pois as empresas têm percebido que eles são importantes para que elas possam se focar no que realmente é necessário dentro das instituições.

Exemplo disso é uma empresa que contrate terceirização de zelador, podendo se focar naquilo que ela faz, sem precisar se preocupar mais com esse tipo de serviço.

Outsourcing é uma palavra de origem inglesa, mas que sua tradução significa “fonte externa”, o que está relacionado ao uso estratégico de profissionais e serviços de empresas terceirizadas.

Esse serviço pode ser aplicado aos mais variados segmentos, inclusive na gestão de sites. Os principais objetivos são:

  • Monitoramento;
  • Otimização;
  • Migração;
  • Suporte Especializado.

Os objetivos podem variar de uma empresa para outra, mas de maneira geral, estes são os mais comuns. A nuvem também traz algumas vantagens, como o gerenciamento de segurança, além de:

  • Acesso controlado;
  • Criptografia de dados;
  • Scans Anti-Malware;
  • Backups.

Tudo é feito por meio de um provedor terceirizado, o que dispensa a preocupação com o andamento do serviço. Além disso, algumas empresas não contam com profissionais especializados no assunto, o que torna a terceirização ainda mais proveitosa.

Por que terceirizar o gerenciamento do site?

Existem muitas vantagens para empresas que contratam serviços de outsourcing para seus sites, principalmente relacionadas à otimização de tempo. Além da citada anteriormente, outros pontos que são favoráveis e devem ser valorizados são: 

1 – Melhor gestão do ambiente

Muitos processos precisam ser bem executados, por isso o sistema deve funcionar de maneira ininterrupta, com alto desempenho e segurança. Tendo esses pontos em vista, a gestão do ambiente, de forma geral, torna-se melhor. 

2 – Enfoque em outros processos da empresa

Os gestores precisam otimizar sua rotina, reduzindo o tempo gasto com tarefas que envolvam gestão de pessoas e equipamentos. Isso porque o tempo gasto com esse tipo de atividade pode ser alto, então, o outsourcing pode evitar todo esse transtorno.

A equipe passa a contar com os profissionais especializados da empresa de terceirização de serviços, sem precisar se preocupar com o desempenho e segurança de seu próprio site.

3 – Correção de falhas

As falhas, por menores que sejam, podem trazer graves prejuízos a um negócio, como no caso das perdas financeiras, bem como, de tempo. Afinal, uma função, quando feita duas vezes, despende um tempo valioso. 

Tendo os serviços relacionados ao site sendo gerenciados por profissionais capacitados, qualquer tipo de erro relacionado ao assunto é prontamente resolvido, evitando dores de cabeça futuras.

4 – Criação de conteúdo

Se uma empresa de móveis planejados terceiriza o gerenciamento de seu site, ela tem em mãos uma das melhores estratégias em marketing digital, conhecida como Marketing de Conteúdo.

Essa ação é importante para manter o negócio relevante na web e, principalmente, para sites de busca como o Google. Dessa forma, para qualquer tipo de negócio é necessário investir na produção de conteúdo relevante, que seja regularmente otimizado.

Só que tanto para as empresas de consultoria ambiental quanto para qualquer outra instituição, pode ser mais difícil lidar com a alta demanda por esses tipos de conteúdo constantemente.

Daí a importância de terceirizar, pois a equipe pode se focar em coisas mais importantes, sem que precise abrir mão de seu fluxo de conteúdo. Além disso, também vai garantir materiais de qualidade frequentemente.

5 – Melhor custo-benefício

A terceirização não exige a presença de uma equipe interna para cuidar do site. Apesar de parecer um benefício pequeno para um grande escritorio de contabilidade real, por exemplo, é importante que seja considerado.

Isso porque contratar funcionários é um investimento alto, que envolve salário e outras remunerações que devem ser levadas em conta.

Tudo isso faz da terceirização uma opção mais em conta, pois a empresa vai contar com designers, programadores, redatores e todo tipo de profissional que seja necessário para se fazer um bom trabalho.

6 – Adotar estratégias mais sofisticadas

Tudo no Marketing Digital precisa ser devidamente direcionado e planejado, mas isso não é algo tão simples de ser feito. Uma empresa de terceirização de serviços informática, por exemplo, precisa usar muitas técnicas e táticas que ajudem a alavancar o negócio. 

É importante lembrar, também, que existem muitos negócios tentando crescer por meio do marketing digital. Pelo fato de a concorrência ser grande, cada ferramenta precisa ser usada da maneira mais eficaz possível. Portanto, todos os veículos trabalharão em conjunto, mas tendo uma identidade maior por trás.  

Isso requer que o site seja administrado, de acordo com um plano traçado, levando em conta os objetivos da organização. Ou seja, não basta que o site seja funcional, ele precisa fazer a empresa crescer.

Para alcançar esse objetivo, uma empresa terceirizada pode ajudar muito, pois ela trabalha com profissionais de ponta, experientes e com capacidade para tomar as melhores decisões.

O que cobrar da empresa contratada?

Nós já sabemos que contratar uma terceirizada para gerenciar o site da empresa é uma excelente economia de tempo e dinheiro.

No entanto, existe uma grande oferta desse tipo de serviço no mercado, o que permite que as empresas tradutoras, por exemplo, possam exigir alguns serviços em específico.

Identidade visual

A primeira exigência que pode ser feita é que a empresa pode solicitar que seja criada uma identidade visual coerente com sua marca.

Isso porque antes de executar qualquer ação na internet, a empresa deve ter uma identidade visual adequada com aquilo que quer passar para seus clientes.

Isso fortalece a presença digital da marca. Então, para formar essa identidade é preciso pensar na paleta de cores, no logotipo, nas palavras e na transmissão da missão e da visão do negócio.

Investir em SEO

Um site eficiente é facilmente encontrado pelos usuários. Importante dizer que eles o procuram por meio dos sites de busca. Então, para otimizar as páginas são usadas as estratégias em SEO (Search Engine Optimization).   

É importante que as empresas de soluções em gestão saibam trabalhar com SEO, encontrando boas palavras-chave, dentre outras práticas que a coloquem entre os primeiros resultados no Google.

Exigir imagens de qualidade

As imagens ajudam a aumentar o engajamento do site, por isso é importante investir naquelas de boa qualidade, aumentando a velocidade de carregamento. Isso vai fazer com que os visitantes permaneçam mais tempo na página.

Esse ponto também é importante levando em conta que a maioria dos brasileiros acessa a internet de seus dispositivos móveis, principalmente o celular. Para isso, é usada a conexão mobile, inferior àquela que usamos em casa. 

Produzir conteúdo para a persona do negócio

Para aumentar a visibilidade da marca, é preciso gerar mais visitas para o site. Então, para atraí-las, é importante criar conteúdos relevantes para a persona. Mais uma vez, aqui entra a importância do Marketing de Conteúdo para um bom site.

Uma marca que invista nessa estratégia tem até 4x mais visitantes em suas páginas. Por isso, a empresa que vai fazer essa gestão precisa ser especialista em produção de conteúdo.

Conclusão

Ter um site é importante para qualquer tipo de empresa, em qualquer setor e de qualquer tamanho. Só que ele precisa ser visitado, para que seja sustentável e traga bons frutos para a organização.

No entanto, para isso, é importante cuidar bem do endereço web, algo que nem todas as empresas têm tempo. Dessa forma, elas precisam contar com organizações dedicadas, que além de cuidarem bem do site, vão liberá-las para pensar no que realmente importa.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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