De todas as transformações que a sociedade verificou desde a Revolução Industrial, certamente uma das mais impactantes foi a da importância da internet. Graças a ela, em poucas décadas as comunicações mudaram de uma vez para sempre.
Segundo dados da Nielsen Company, uma das maiores autoridades em pesquisas globais, já são mais de 30% de pessoas do mundo todo que navegam pela internet. Hoje, além de os números continuarem crescendo, já se trata de cerca de 2,5 bilhões de pessoas.
É claro que o mundo digital pode ter uma gama bastante variada de usos e aplicações. As opções vão desde hobbies e estudos pessoais até iniciativas acadêmicas, científicas, políticas, de organizações não governamentais, etc.
Ao mesmo tempo, tal como afirmado no nosso título, o mundo corporativo também passou por mudanças drásticas graças ao advento da esfera digital. A própria maneira de criar marcas, fazer a gestão de processos e impactar o público nunca mais foi igual.
Basta vermos, por exemplo, as oportunidades que o marketing digital abriu. Antes uma empresa precisava fazer altos investimentos para concorrer às maiores audiências da televisão e do rádio, hoje basta investir em motores de busca e redes sociais.
Com essa democratização veio também uma concorrência cada vez maior, e segmentos e nichos que passam por transformações o tempo todo. Naturalmente, isso também enriquece a produção e faz com que os serviços e produtos sejam cada vez melhores.
Alguns podem ficar com medo desse crescimento tão acelerado, e de em algum momento certos nichos ficarem saturados. Mas a verdade é que, pensando bem, todo mercado sempre foi desafiador, e desde sempre apenas os melhores crescem e se solidificam.
É aquilo que hoje se chama escalabilidade e sustentabilidade. Ou seja, a capacidade de crescer sua empresa com escala (sem gargalo no processo) e de maneira sustentável, seja no sentido ecológico do termo, seja no sentido financeiro e econômico.
Portanto, se você pensa seu negócio não apenas no hoje, mas também no médio e curto prazo, saiba que é imprescindível marcar sua empresa na internet. De fato, ela já representa o maior atrativo às marcas, pelo seu custo-benefício.
Não é segredo para ninguém que qualquer pessoa pode abrir um negócio do absoluto zero em poucos dias, com investimento baixo, e já começar a gerar pedidos e vendas.
Sendo assim, se você quer ficar por dentro dessas novidades, e entender melhor como seu próprio negócio pode ser beneficiado com tudo isso, siga adiante na leitura.
Benefícios e vantagens reais da internet
Acima vimos um apanhado geral das vantagens e benefícios que a internet pode trazer para todo tipo de empresa. É preciso focar um pouco mais nesse ponto, trazendo exemplos práticos, até para que você possa lançar mão deles sempre que for o caso.
O fator mais marcante já foi mencionado, que é o da redução de custos gerais. Imagine se você vai trabalhar com consultoria em gestão de negócios, ou qualquer outra área de serviço, a praticidade de colocar um site no ar e já começar a prospectar clientes.
Tudo isso poderá ser feito não apenas de modo rápido e eficiente, mas também é possível iniciar sem espaço físico ou altos aluguéis, contando apenas com seu espaço digital. Outras vantagens incríveis incluem:
- Otimização das atividades;
- Aumento da produtividade;
- Expansão da capacidade de atendimento;
- Aproximação com os clientes.
A otimização das atividades vai além da simples redução de custos ou de espaços físicos. Também é possível automatizar uma série de processos, graças a softwares, programas e até aplicativos que a internet trouxe junto consigo, muitos deles gratuitos.
Naturalmente, se você automatiza a parte de marketing e divulgação, ou mesmo partes mais burocráticas como financeiro e controle de produção, o próprio aumento da produtividade virá como uma consequência dessas medidas.
Outro ponto bastante positivo é o da aproximação com os clientes. Isso vale para qualquer ramo, seja um personal trainer ou uma fábrica de aparelhos de musculação. Ambos podem investir nas redes sociais, por exemplo, criando várias ações e campanhas.
Além de essas estratégias serem de alto alcance, permitem uma atenção personalizada, fazendo o cliente se sentir único. Com isso vem a expansão da capacidade de atendimento, sem perder na qualidade e na experiência geral da sua solução.
O papel incrível do marketing de conteúdo
Diante de todas essas vantagens detalhadas, é possível tornar o assunto ainda mais prático, por meio de ideias que podem ser colocadas para rodar em praticamente todos os formatos de negócio.
A principal dica diz respeito ao marketing de conteúdo, que mudou a maneira como as pessoas se relacionam com as marcas. Hoje uma empresa de consultoria em saúde e segurança do trabalho pode se tornar um verdadeiro portal de conteúdos, ganhando mais autoridade.
O foco é você distribuir conteúdos e materiais de qualidade, sem cobrar por isso, de maneira a atrair cada vez mais pessoas interessadas. Isso faz sua autoridade crescer e fortalece não apenas a presença, como o peso da sua marca no mercado.
É verdade que o marketing de conteúdo já existia desde as newsletters impressas, que eram despachadas pelos Correios para a casa dos clientes ou interessados em qualquer assunto.
Contudo, foi o advento da internet que mudou drasticamente esse cenário. Além disso, outras mudanças estruturais também contribuíram para o momento atual, como a do comportamento das famosas Gerações Y e Z, nascidas de 1980/2000 para cá.
A computação, a própria internet e os smartphones transformaram de vez o modo como as pessoas lidam com informações, novidades e relação de compra. Imagine como uma agencia de recrutamento agia trinta anos atrás, e como ela age atualmente.
Hoje os clientes e consumidores têm muito mais voz, podendo ajudar no engajamento de um marca nova, ou destruir a reputação de uma empresa ruim. Aí é que entra o papel do marketing de conteúdo, que preza pela relação individual e customizada.
Como atingir resultados com blogs e vlogs?
Foi-se o tempo que bastava ter um site para sua empresa. Hoje o site se tornou algo como um cartão de visitas, ou seja, o mínimo que você precisa ter.
Uma empresa de serviço de tradução de documentos, por exemplo, pode ir muito além da simples “presença digital”. O modo clássico de fazer isso é investindo todo seu talento em blogs e vlogs, que são o cerne do marketing de conteúdo.
É nesse espaço que você vai poder escrever ou falar das especificidades do seu segmento de mercado, atraindo a atenção dos famosos leads, que são as oportunidades que você poderá converter em negócios concretos.
Mas também é possível atrair a atenção de parceiros e especializados na área. Cerca de quinze anos atrás os materiais escritos eram praticamente exclusivos, e isso já era suficiente para gerar networking. Hoje é preciso ir além e investir no vídeo.
Já ouviu dizer que uma imagem diz mais que mil palavras? Também é verdadeiro dizer que, em tempos tão corridos como os nossos, um vídeo diz mais que mil imagens. Na prática, pense em uma empresa de portaria e limpeza, quanto ela não pode mostrar em vídeo?
Uma dica valiosa é escrever seus conteúdos e ter uma agenda, para manter a constância necessária. Depois, ainda é possível usar o próprio material escrito como script para vídeos, assim seu negócio cresce e você vai crescendo junto.
As mídias sociais e o e-mail marketing
O e-mail marketing e as redes sociais também não podem ficar de fora. A vantagem é que após criar materiais de conteúdo para blogs/vlogs, você poderá marcar presença nessas duas modalidades com muito mais eficiência.
Por exemplo, um vídeo sobre pesquisa de clima organizacional online que você postou na sua página institucional, cheio de informações valiosas, pode ir para as mídias sociais, alcançando muito mais usuários e oportunidades.
Já o disparo de e-mails se parece bastante com os artigos escritos, e podem mesmo vir deles, o que além de garantir uma frequência bacana ainda mantém uma qualidade maior.
A internet para o lado interno da empresa
Erra quem pensa que a internet só pode trazer vantagens na relação com clientes e parceiros, ou mesmo na otimização de alguns poucos processos.
Na verdade, ela pode ser uma ferramenta potente de comunicação interna. Neste caso, os telefones e os famosos “recadinhos” de papel já podem ser deixados de lado, pois, além da troca de e-mail, há ferramentas que fazem gestão das tarefas diárias.
Além da praticidade, é possível arquivar várias informações, o que depois pode ajudar em vários sentidos, desde a tomada de decisões até transações legais.
Esse hábito de digitalizar as atividades rotineiras também traz a possibilidade da execução de trabalhos remotos, como o home office, por exemplo.
Uma empresa que trabalha com TI ou softwares, como sistema de fluxo de caixa e estoque, pode acelerar e muito sua produção.
Com isso vemos como a internet se tornou não apenas promissora, mas indispensável para qualquer negócio atual.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.