10 dicas para fazer um guia comercial de sucesso

Está em busca de dicas para construir o seu guia comercial de sucesso? Então veio ao lugar certo, pois neste artigo vamos te mostrar o que é um guia comercial, as vantagens em ter o seu guia e 10 dicas para construir um guia comercial completo.

O que é um guia comercial?

De modo geral, um guia comercial é o local onde você disponibiliza todas as informações sobre o seu negócio, seja na venda de produtos ou serviços.

Assim, um guia comercial deve ter informações como:

  • Localização do negócio;
  • Produtos e serviços disponíveis;
  • Informações de contato, como por exemplo, telefone, e-mail e até mesmo as redes sociais da sua empresa.

Dessa forma, essas informações têm como objetivo divulgar o negócio, criando uma espécie de vitrine ou portfólio, fazendo com que o público saiba onde encontrar o que procura.

Além disso, os guias comerciais também podem ser vistos como ferramentas de divulgação de outras marcas e empresas locais, construindo assim uma comunidade local.

Um detalhe muito importante é que, acima de tudo, o seu guia comercial deve ser o seu marketplace, facilitando o acesso e as compras dos seus produtos ou serviços.

Vantagens de ter o seu guia comercial

Agora que você já sabe o que é um guia comercial e como ele funciona, vamos falar sobre as vantagens de ter o seu guia comercial.

A primeira das vantagens de ter um bom guia comercial é elevar o negócio para o mercado online, deixando a sua empresa online em tempo integral, facilitando o acesso à sua empresa.

Outra grande vantagem de construir o seu guia comercial é a possibilidade de agregar valor para os produtos e serviços, pois o seu negócio fará parte de um sistema empresarial, passando maior credibilidade e confiança ao consumidor.

Além disso, o guia comercial pode alavancar as suas vendas, já que é possível hospedar fotos de todos os produtos ou a descrição dos serviços, como em uma vitrine mesmo.

Entretanto, é muito importante estar atento à clareza nas fotos e na descrição dos produtos e serviços, para que o consumidor tenha interesse em comprar com você e não ter dúvidas.

Com um guia comercial, você também pode aumentar o alcance da sua empresa, rompendo as barreiras de um negócio físico, possibilitando as pessoas a encontrarem o seu negócio na internet, por meio de buscas no Google.

10 dicas para fazer o seu guia comercial de sucesso

Para ter um guia comercial de sucesso, é necessário estar atento à alguns detalhes, que farão toda a diferença em seu negócio.

Para lhe ajudar, trouxemos 10 dicas para construir o seu guia comercial com facilidade, melhorando os resultados da sua empresa.

Seja paciente

Um dos pontos mais importantes para os negócios online é compreender que os resultados do seu investimento não vêm do dia para a noite.

Portanto, ao criar o seu guia comercial, lembre-se que o seu investimento não terá resultados imediatos, pois será necessário investir em uma boa plataforma, tal como produzir conteúdos relevantes.

Assim, cada um dos aspectos que envolvem um negócio online leva tempo para ser construídos e para dar resultados. Entretanto, se você investir e gerar qualidade, você terá excelentes retornos.

Faça uma boa pesquisa de mercado

Não tem como fugir: antes de lançar o seu guia e o seu negócio no mercado online, você deve saber muito bem como funciona o mercado, quais os seus concorrentes e como deve agir no mundo digital.

Sendo assim, você deve ter em mente quais os produtos e serviços pode oferecer, e qual o seu diferencial frente aos seus concorrentes.

Sabendo desses detalhes, você deve apostar nas vantagens competitivas e em um site que seja seguro, responsivo e acessível para os seus clientes.

Construa a sua proposta de valor

Por falar em vantagens, o seu negócio deve oferecer valor e qualidade para o seu cliente, e quando falamos de valor, não nos referimos ao preço dos produtos.

O valor está relacionado à satisfação do cliente em consumir o seu produto, e por isso um bom guia comercial destaca os pontos fortes e as informações do produto ou serviço, fazendo com que o cliente se sinta seguro em consumi-los.

Fortaleça a sua marca

Falando de confiança, um guia de sucesso deve promover a sua marca de maneira a mostrar para o cliente que você possui um diferencial, e que você possui experiência e autoridade para oferecer o melhor.

Por isso, produzir conteúdo para que os seus clientes saibam como consumir os produtos ou serviços, criando um canal de comunicação seguro é fundamental para o sucesso do seu guia comercial.

Perfil de anunciantes

O perfil de anunciantes é muito importante para o seu guia comercial, pois mostra para os seus clientes quem está ao seu lado, atraindo-os para o seu site.

Por isso, escolha muito bem os seus parceiros e patrocinadores, para que os clientes vejam a importância e as vantagens de acessar o seu guia.

Invista em SEO

Um dos detalhes que fazem toda a diferença em seu guia comercial é a otimização do seu site nos mecanismos de busca, também conhecido como SEO.

Investir em SEO possibilita que o seu guia comercial seja bem ranqueado, ou seja, encontrado entre os primeiros resultados de busca, os quais são os mais relevantes e confiáveis.

Ofereça conteúdos relevantes

Nesse sentido, a produção de conteúdo anda diretamente ligada à otimização do seu site, pois se o seu guia tiver conteúdos relevantes, com que os visitantes se identifiquem com a sua marca, gerando autoridade.

Assim, mostre todo o potencial da sua marca e sua expertise na sua área, construindo uma relação confiável com o seu cliente.

Construa um relacionamento com o seu público

Falando em construir canais de comunicação, é fundamental criar uma relação de confiança com o seu cliente, e por isso, você deve deixar todas as informações do seu guia o mais claro possível.

Sendo assim, seja sincero com o seu cliente, ofereça informações claras e detalhadas e explique as vantagens e a relevância do seu produto ou serviço para o cliente.

Verifique as suas possibilidades

Antes de construir o seu guia comercial, você deve considerar quais os seus objetivos com este guia, e quanto você pode investir para aumentar o alcance da sua marca, de modo geral.

Além disso, é importante que você saiba quais os tipos de publicidade e materiais serão necessários ao seu negócio, para ter uma noção do quanto irá investir e não se arrepender futuramente.

Foque na melhoria contínua

Por último, mas não menos importante, esteja preparado para aprender com as suas falhas e melhorar continuamente.

Assim, se permita melhorar diariamente, atualizando o seu site sempre que possível, tal como buscando novos patrocinadores e criando meios para que o cliente se sinta cada vez mais atraído, fidelizando-o.

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