Se você acha que a página da sua empresa não está indo bem e gostaria de mudar esse cenário de modo positivo, pode ser interessante perceber e entender como anda a estrutura da plataforma, para eliminar os possíveis erros em site.
Apesar de ser pouco comum, é fundamental que os proprietários de empresas revisem constantemente a sua página, para que as alterações que se façam necessárias de tempos em tempos sejam colocadas em prática o quanto antes.
Quem acompanha com frequência as novidades que surgem no mundo virtual sabe que ele é impactado continuamente, principalmente porque a tecnologia é um fator que influencia em vários aspectos de quem quer atuar na internet.
De fato, as empresas prestadoras de serviços de manutenção industrial, assim como outras de diversos segmentos, precisam entender quais elementos devem estar no seu site, para que ele possa crescer e atrair cada vez mais usuários.
Um exemplo disso são as técnicas de otimização, o famoso SEO (Search Engine Optimization), sem as quais grande parte das plataformas teriam poucos resultados.
O SEO é de grande importância para um site, pois ele visa garantir que a página seja construída levando em conta alguns aspectos que podem valorizar a experiência que o usuário terá ali.
Tudo isso influencia em algo fundamental para qualquer domínio na internet hoje: o posicionamento que o endereço web terá nos principais buscadores, e em especial no Google.
Isso porque é dessa maneira que o Google analisa o quanto o conteúdo de um determinado site pode ser relevante para um usuário, de forma que é indispensável investir na otimização de uma plataforma, que alcançará assim um bom ranqueamento na internet.
Ter conhecimento sobre cada um dos pontos do SEO é essencial para que a estratégia possa ser, de fato, eficaz, e por isso ter um profissional conhecedor do assunto responsável pelo seu site é a melhor forma de garantir bons resultados.
Se você acha que o seu site pode ter erros e quer resolver essa questão o quanto antes, siga na leitura deste conteúdo e saiba mais sobre o assunto.
Erros que prejudicam o ranqueamento de um site
Uma empresa que atua com a venda de engrenagens na internet precisa saber quais possíveis erros podem prejudicar o SEO do seu site e, por consequência, o seu ranqueamento no Google.
Alguns dos mais comuns podem ser:
- Escolher palavras-chave erradas;
- Ignorar as meta descrições e títulos das páginas;
- Fazer linkagens internas irrelevantes;
- Lentidão do site;
- Ignorar a qualidade do conteúdo desenvolvido;
- Não fazer a otimização dos subtítulos.
01. Escolher as palavras-chave erradas
Apesar de parecer uma escolha simples, saber quais palavras-chave utilizar no seu site pode fazer toda a diferença nos resultados que você terá.
Isso porque apenas entender o que o seu público quer não garante que ele vai encontrar a sua empresa na internet.
Um cliente que quer comprar produtos de proteção para usar no seu trabalho pode não escrever o nome de cada um deles, ou ainda estar, na verdade, procurando um estabelecimento para visitar perto de onde ele reside.
Nesse caso, utilizar uma palavra-chave como “loja de epi em SP” pode ser muito mais assertivo do que optar por “bota de borracha”, por exemplo.
02. Ignorar meta descrições e os títulos das páginas
As palavras-chave são importantes para o SEO, mas as metas descrições e os títulos também são fundamentais na otimização de um site na internet.
O título da página deve ser elaborado para descrever o tema que está sendo abordado ali. Dentro de uma busca eles podem ajudar um usuário a entender sobre o que você vai tratar no seu site.
Já a meta descrição faz uma síntese rápida do assunto, sendo exibida logo abaixo do título escolhido para o seu link.
Por se tratarem de um breve resumo de uma página, eles se tornam importantes para o SEO, de maneira que em uma pesquisa feita pelo usuário, aqueles que mais se aproximam do assunto que ele está buscando são exibidos de maneira prioritária.
Dessa forma, escolher adequadamente esses elementos influencia no sucesso do SEO de um site.
03. Fazer linkagens internas irrelevantes
Outro elemento forte do SEO é o uso das linkagens, que podem ser tanto internas, ligando duas páginas distintas do seu site, como externas, criando uma ponte da sua plataforma com uma outra ativa na internet.
Escolher bem esses links é fundamental para a relevância do conteúdo, de forma que saber selecionar um endereço coerente para essa linkagem faz total diferença na avaliação dos buscadores.
Isso porque essa ligação entre páginas tem o intuito de fazer com que um visitante do seu site que esteja lendo sobre consultoria de importação, possa entender algum assunto complementar a este, para conseguir a informação que ele precisa.
No entanto, se essa linkagem não for adequada, certamente a informação ficará incompleta, e fará com que o usuário avalie negativamente o conteúdo.
Por isso, selecionar links úteis e complementares é essencial para evitar erros nesse ponto.
04. Lentidão do site
Sites muito lentos não costumam ser agradáveis, não é mesmo? Isso não é positivo nem para o usuário, que pode decidir abandonar a sua página, e nem para o ranqueamento no Google, que avalia mal esse tipo de dificuldade de uma plataforma.
Sendo assim, as empresas de instalações elétricas industriais que utilizam diversos elementos para compor o layout do seu site devem tomar cuidados e precauções para que o carregamento total do conteúdo seja o mais rápido possível.
05. Ignorar a qualidade do conteúdo desenvolvido
Mesmo que muitas pessoas achem que a quantidade de conteúdo postado é o que determina o crescimento de uma página no ranqueamento do Google, essa análise está equivocada.
É importante manter uma periodicidade coerente ao postar artigos e outros tipos de materiais no site de uma empresa especializada em consultoria em licenciamento ambiental, por exemplo, mas a qualidade faz toda a diferença nesse aspecto.
Isso porque um texto recheado de boas informações faz com que o leitor queira consumi-lo integralmente, enquanto um conteúdo sem relevância pode desanimar o visitante.
Dessa forma, saber mensurar a qualidade do que você está postando no seu site pode ser um fator indispensável para garantir que o SEO da sua plataforma seja eficiente.
06. Não fazer a otimização dos subtítulos
Os subtítulos utilizados por uma empresa de coleta de lixo hospitalar nos conteúdos postados no site precisam ser elaborados de maneira otimizada, ou seja, garantir que se possa compreender rapidamente do que está se falando ali.
Esse aspecto é importante já que o Google analisa, por essas palavras, se o material presente no seu site pode ser indicado para quem está fazendo uma pesquisa.
Afinal, a experiência dos usuários, e a assertividade nos resultados de pesquisa são fatores priorizados pelo Google, de forma que se você quer se destacar no SEO é fundamental entregar os elementos que são avaliados pelos parâmetros dos buscadores.
Garantir que a sua página não cometa os erros mencionados aqui é essencial para conseguir um bom ranqueamento no Google, possibilitando que a sua plataforma ganhe o devido destaque na internet. .
Falhas técnicas que devem ser evitadas
Além de alguns erros comuns que prejudicam o SEO, ainda é possível que uma página esteja pecando no seu aspecto técnico, ou seja, no uso de elementos que compõem o site, mas que precisam ser retrabalhados. Alguns dos principais são:
- Uso de imagens de baixa qualidade;
- Excesso de pop-ups;
- Poluição visual;
- Não responsividade do site a dispositivos mobile.
Todos esses elementos influenciam na experiência que o usuário possui ao navegar no seu site, de maneira que evitá-los é de suma importância para o bom desempenho da sua página no mundo virtual.
Fotos de baixa qualidade, por exemplo, podem transmitir uma imagem ruim dos seus produtos ou serviços, ou mesmo impossibilitar a compreensão do que está sendo oferecido ali.
Assim, uma empresa de armazenamento de moveis deve se preocupar em utilizar boas fotos, ao mesmo tempo em que precisa garantir que elas carreguem de modo rápido.
Os pop-ups de captura se tornaram comuns em vários sites, sendo utilizados como uma estratégia de marketing para chamar a atenção dos visitantes e conquistar o contato deles.
Mas o excesso dessa ferramenta pode ser prejudicial, chegando até mesmo a impedir uma boa usabilidade da página.
A apresentação geral do site também conta bastante no que diz respeito à experiência do usuário. Por isso, evitar a poluição visual é fundamental, sendo indicado eliminar o excesso de elementos que não possuem utilidade na plataforma.
Por fim, deixar de investir na responsividade do seu site é uma falha técnica de grandes proporções, já que essa configuração permite que pessoas consigam navegar pela sua página em qualquer dispositivo móvel que elas estejam usando.
Depois de entender um pouco mais dos principais erros cometidos em um site, evite ou elimine qualquer um desses problemas, garantindo assim que a sua plataforma consiga trazer melhores resultados para o seu negócio o quanto antes.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.