Na hora de se criar um site, o planejamento de conteúdo é tão importante quanto o layout, domínio, entre outras coisas. O conteúdo é o que irá dar vida ao seu site, por isso, deve se tratado com muita atenção.
Imagine um site, com um belo layout, um belo logo, responsivo para acesso em celulares, mas que não posta conteúdo atualizado há muito tempo. No caso de ser o site de uma empresa, o cliente poderá pensar várias coisas. “Sera que esta empresa ainda está funcionando?”, “Será que esta empresa está atualizada com as novidades do mercado?”.
Todas estas dúvidas podem surgir, se a empresa não demonstrar que está atualizada, através de suas postagens recorrentes. Para evitar esta percepção, é sempre necessário atualizar o site, com postagens de conteúdo relevante e original.
Se você anda tendo problemas com isso em seu site, este artigo é para você! Porém, se você ainda nem colocou seu site no ar, mas planeja fazer isso em breve, este artigo também é para você. Nós iremos dar dicas sobre as postagens, de modo com que o conteúdo de seu site seja um aliado para conquistar clientes.
Planeje as postagens
Uma parte importante, para quem possui um site, é o planejamento da postagem de conteúdo. Dependendo do ramo profissional, as postagens devem ocorrer sempre que um fato importante, relacionado ao setor, ocorrer.
Imagine, por exemplo, uma empresa que trabalha com venda de automóveis. A cada lançamento de um modelo de veículo novo, ou no surgimento de novas leis de trânsito. Estas são situações que o site deverá ter conteúdo relacionado, atualizando o cliente sobre o que está acontecendo.
Além das postagens esporádicas, conforme os fatos acontecem, é importante planejar inserção de conteúdo de modo periódico. Por exemplo, a cada quinta-feira será postado conteúdo novo. Isto lhe dará tempo para planejar o conteúdo, além de desenvolver, em seu público, uma rotina. Pois, toda quinta, eles saberão que, se acessarem o seu site, terão novidades.
Isso irá criar fidelidade entre seu público e você, o que aumenta, significativamente, a sua percepção positivo junto a eles, e o sucesso de seus negócios.
Poste conteúdo relevantes
Além do planejamento das postagens, é preciso estar atento para postar conteúdos relevantes e de qualidade. Voltado ao exemplo do site do setor de automóveis, os usuários do site esperam ver um conteúdo que, de fato, justifique o acesso.
Por exemplo, dicas de manutenção veicular, a análise de um novo modelo de veículo, o aumento do valor das multas, coisas deste tipo. O que for postado no site deve mostrar ao cliente que você é alguém que sabe o que acontece no setor. Isto irá reforçar a imagem de especialista e autoridade no tema, fundamental para atrair novos clientes.
Desta forma, sempre avalie se o que irá postar será relevante para o seu público. Pois, desta forma, ele ficará esperando por seu conteúdo. Isto, ao longo do tempo, irá reduzir o seu custo para conseguir novos clientes e novos acessos. Pois, se os seus clientes atuais valorizarem o seu conteúdo, irão compartilhá-lo, fazendo com que mais pessoas acesse o seu site.
Contrate especialistas
Agora que você sabe a importância do conteúdo para o seu site, é hora de começar a fazer as postagens. Porém, nem todo mundo tem tempo para isso. Para quem administra uma empresa, nem sempre haverá tempo para produzir as postagens de um site.
Para não ter mais essa dor de cabeça, você pode contratar especialistas, que irão produzir os conteúdos de seu site. Podem ser freelancers ou mesmo agências de marketing. No entanto, você deve conhecer o seu público e o que ele espera de seu site. Desta forma, as postagens poderão ser um atrativo a mais de seu site.