10 dicas para fazer um site de delivery para restaurantes

Está pensando em criar um site de delivery para o seu restaurante mas está em dúvida de como fazer e do que este site deve ter para ter sucesso? Então veio ao lugar certo!

Antes de tudo, é fundamental compreender que um site de delivery é uma ferramenta muito importante para a estratégia do seu negócio, inclusive frente à concorrência.

Sendo assim, um site de delivery tem a principal função de automatizar os processos, principalmente os pedidos do seu restaurante, facilitando o seu dia a dia.


Mas claro, investir em um bom site de delivery pode não ser tão barato, mas em contrapartida oferece diversas vantagens para o seu negócio, as quais trouxemos neste artigo. Clique na imagem abaixo e saiba tudo sobre a nossa plataforma completa para gerencia de restaurantes e pedidos online


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Motivos para criar o seu site de delivery


Um dos primeiros motivos para criar uma site para seu restaurante é a automatização dos processos, principalmente o recebimento de pedidos, o que facilita a rotina e o funcionamento do seu restaurante.

Além disso, ao criar o seu site de delivery, você também aumenta a sua presença no mercado, já que estará atuando tanto no mercado local quanto no mercado digital.


E por falar em atuação no mercado digital, ter um site facilita o acesso dos clientes ao seu negócio, já que poderão fazer os pedidos online a partir de qualquer lugar, seja do celular, do computador.

Outro bom motivo para você ter um site de delivery é a possibilidade de ter o seu cardápio online, mostrando aos clientes o que você tem a oferecer.


10 dicas para montar um site para seu restaurante, bar ou pizzaria

Ditas as vantagens de ter um site para o ramo gastronômico, vamos falar da parte prática da criação do site.

Sendo assim, temos 10 (dez) dicas para te guiar na construção do site de delivery e ter muito sucesso no seu restaurante.


Conheça o seu negócio

O primeiro passo para criar o seu site de delivery é conhecer o seu negócio, tanto na gestão quanto na estrutura.

Primeiramente, você deve pensar nos objetivos do seu negócio, e porquê você deseja criar o seu site de delivery.

Depois, você deve pensar na operação do seu negócio, pensando nos seguintes aspectos:

  • Quais itens você oferecerá no cardápio?
  • Qual a equipe necessária para atender o delivery?
  • Como irá receber os pedidos online?
  • O pagamento será feito pelo próprio site ou no momento da entrega?

Todos estes detalhes são essenciais para o bom funcionamento do seu site e para a melhoria do seu negócio.


Invista no diferencial

A segunda dica para criar o seu site de delivery é criar um diferencial para se destacar dos seus concorrentes.

Pense da seguinte forma: o que você pode oferecer aos seus clientes para chamar a atenção deles e se diferenciar da concorrência?

Sendo assim, você deve criar estratégias, tanto no atendimento quanto no próprio site para chamar a atenção, como por exemplo:

  • Criar combos diários com os itens mais pedidos do seu restaurante;
  • Construir a política de cartão fidelidade, onde o cliente faz uma série de pedidos e ganha um bom desconto ou uma refeição em seu restaurante;
  • Oferecer vantagens em datas comemorativas, como aniversários e datas comerciais.

Em alguns sites é possível criar abas com opções de “itens mais pedidos”, “promoção do dia” ou qualquer que seja a sua estratégia para se diferenciar.


Mostre o seu negócio nas redes sociais

Outra grande dica para criar o seu site de delivery é mostrar o seu negócio nas redes sociais por meio do marketing digital.

Sendo assim, mostre os seus pratos e o que você oferece de diferente, assim como as opções disponíveis e horário de funcionamento.

Outra função muito importante das redes sociais para o seu negócio é criar um canal de comunicação seguro com os seus clientes, seja para receber feedbacks, reclamações, recomendações e esclarecer dúvidas.


Escolha um script de delivery interativo e responsivo

Falando da parte da técnica do site, é fundamental aderir à um script de delivery interativo e responsivo, que seja de fácil acesso e que possa ser acessado a partir de qualquer dispositivo.

Contudo, devemos destacar que o seu site deve ser acessível de qualquer dispositivo sem perder a qualidade e as funções do site para computador.

Por isso, quanto mais fluido e limpo for o seu layout, melhor será o acesso para o cliente.


Deixe as informações muito claras para os seus clientes

Ainda falando da acessibilidade do site, é fundamental que todas as informações estejam descritas de forma clara e simples, para que qualquer pessoa consiga compreender a sua mensagem.

Sendo assim, invista nas descrições dos seus produtos para que elas não deixem dúvida no momento do pedido. Além disso, você pode incluir nas descrições as seguintes informações:

  • Descrição dos pratos, incluindo o prato principal, seus acompanhamentos e tamanho da porção;
  • Em caso de promoções e combos, explicar ao máximo o conteúdo do combo, tamanhos e valores.

Lembre-se de que quanto mais clara forem as informações, menor a probabilidade do seu cliente desistir da compra e abandonar o carrinho ou o pedido.


Mantenha o seu cardápio atualizado

Podemos dizer que esta é uma das dicas mais importantes para criar o seu site de delivery, que é manter o seu cardápio atualizado.

Assim como no cardápio físico, você deve manter em seu site apenas o que estiver realmente disponível, para que o cliente não perca tempo olhando opções e no final não conseguir realizar o pedido.

Nesse sentido, é importante prezar pela objetividade no site, para facilitar o recebimento do pedido e possibilitar a satisfação do cliente.


Uma plataforma de delivery com vários métodos de pagamento

Outro detalhe que faz toda a diferença em um site de delivery são os métodos de pagamento.

Portanto, é fundamental avaliar a possibilidade oferecer pagamentos em site, tanto em débito ou crédito. Atualmente, também é possível oferecer a opção de pagamento via PIX ou QR Code.


Invista em uma plataforma de delivery integrada com redes sociais

Para melhorar ainda mais os seus resultados, você pode investir em uma plataforma integrada, que possibilita as seguintes vantagens:

  • Integração com plataformas como iFood, Uber Eats e Rappi;
  • Possibilidade de realizar a gestão de todos os pedidos;
  • Integração do site com as redes sociais e com WhatsApp.


Melhore a experiência do seu cliente

Por último, mas não menos importante, você deve proporcionar uma experiência diferente ao seu cliente.

Normalmente, os sites de delivery oferecem um cardápio, as promoções do dia e a página de checkout, que é onde o cliente realmente faz a compra.

Entretanto, você pode criar outras abas, como por exemplo, um login para que o cliente acumule pontos como cliente VIP, que podem se transformar em descontos.

Outra experiência que você pode proporcionar é uma página de acompanhamento do seu pedido, que indica quando ele foi recebido, se está sendo preparado e se já saiu para a entrega.

Neste ponto, é essencial criar uma experiência diferente e intuitiva, fazendo com que o cliente volte a consumir em seu restaurante,

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